TRANSLATION

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

AS CAMISAS "ECB"



Com tantas especulações e suposições em torno das novas camisas da Nike, acabamos deixando de postar as camisas "tampão" usadas no início do campeonato baiano desse ano. Diferente do Santos e do Internacional, por exemplo, que também passaram a ser vestidos pela marca americana esse ano, mas começaram a temporada envergando os uniformes dos antigos fornecedores, Umbro e Rebook, respectivamente, o Tricolor adotou uma solução "caseira". Encomendou da Fortiori, marca baiana que produz abadás para quase todos os blocos carnavalescos (e que forneceu os uniformes de quase todos os times do campeonato baiano de 2011, sob a marca JHam, na sua primeira experiência nessa área) , uniformes idênticos aos da Lotto da temporada 2011, muito apreciadas pela torcida, trocando o logo da fornecedora italiana uma "marca própria", a ECB. Esse expediente não chega a ser uma novidade, já tendo sido usado, por exemplo, pelo Vasco da Gama (que usou uma marca própria de fantasia chamada "VG" em duas oportunidades) e, no cenário internacional, pelo Athletic Bilbao, só para citar dois exemplos. Apenas a título de informação, o fornecimento dessas camisas tampão foi intermediado pela empresa NER, que atua na área de entretenimento (leia-se carnaval e micaretas) e que agora gere o departamento de marketing do Bahia (por isso a encomenda junto a uma fábrica de abadás).
Com relação aos modelos, praticamente nada de diferente. O tecido, evidentemente, não chegava aos pés do usado pela Lotto, de primeiríssima qualidade, e os detalhes do acabamento deixavam muito a desejar, como a pigmentação do tecido, que nas partes vermelha e azul pareciam desbotados, meio borrado até em algumas camisas. As golas meio "desconjuntadas" e os números termocolantes que se soltam apos algumas lavagens. A única diferença em relação às camisas da Lotto foi a inclusão do novo patrocínio da loja virtual Netshoes nas mangas.
Para não dizer que as novas camisas não trouxeram novidades, a marca mandou uma camisa de goleiro vermelha, nunca produzida pela Lotto. Ficaram, assim, camisas azul marinho, cinza e vermelha para Lomba e Omar vestirem, quando no ano passado apenas azul e cinza as opções.
Felizmente, as camisas "tampão" tiveram vida curta, tendo vestido o tricolor em  apenas 6 oportunidades. Estreiou contra o Atlético de Alagoinhas, na largada do campeonato baiano (3x3 em Pituaçu) e foram "aposentadas" na partida frente ao Itabuna (4x3 pro Tricolor, lá em Itabuna).
Para uso temporário, até vai - ou melhor, foi - mas se a marca baiana quiser se manter no futebol, vai ter que caprichar muito mais!



Camisas de goleiro, incluindo a inédita camisa vermelha que sequer foi produzida pela Lotto

 
Camisas ECB sendo usadas por jogadores

8 comentários:

  1. Salve amantes do Esquadrão!!!

    Sobre essas camisas da "entressafra" LOTTO-NIKE, na verdade em minha, elas fizeram o papel que tinha que fazer mesmo, foram camisas de improviso, como bem foi citado acima usando as camisas do Vasco como referência.

    Não tive a oportunidade de ver uma de perto, mas tem a impressão de que o material não é muito bom mesmo, não. Gostei muito da ousadia em terem lançado uma camisa do Bahia para goleiro toda vermelha... porquê não pensaram nisso antes...???

    Abraço.

    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
  2. Fica a pergunta "política", pq a camisa foi feita com a empresa que agora faz o marketing?
    pra facilitar ou lavar uma graninha?
    Pq não usou como os outros times a antiga marca?
    Não gostei do "detalhe" branco da camisa de goleiro...e fiquei imaginando se esses panos eram realmente bons...
    Ainda não fui comprar as minhas da Lotto que estão em promoção, tou esperando pagarem-me uma pontinha que tão me devendo pra aparecer por lá...e aproeveitando que meu níver é dia 30, quando me perguntam o que quero de presente, falo que quero uma das 3 camisas da lotto ou algum material de short...por causa da bike, esses material são bons pra secar rapidinho o suor...
    Já falei que nem quero essa da Nike, cara, achei feia e o preço que compro ela pego as 3 da Lotto...

    Meu caro Ruy, já sabe quando vai estrear o padrão 2 pra ver se salva essa coleção nike 2012?

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, achei o material fraco, conforme descrevi no post... Quanto ao fabricante, não sei se há relação entre ele e a empresa que está fazendo ações de marketing para o Bahia. As duas atuam no carnaval, sem, necessariamente, haver promiscuidade na relação. Ademais, a atual parceira do Bahia tem que ganhar algum por intermediação nos negócios que conseguir, assim como qualquer empresa de marketing, vide o caso da 9Nine, de Ronaldo Fenômeno. Para concluir, seria interessante fazer propaganda gratuita do antigo fornecedor? A Nike aprovaria? Acho que não... abs

    ResponderExcluir
  4. Claro, Claro meu caro...sem dúvidas a Nike não aprovaria, mas vc já reparou que o Bahia Jr e das outras divisões ainda usa a Lotto?
    Claro tb que acho que não é problema ter uma relação dessas, entre o marketing e o Clube, mas sacumé esses dirigentes, é bom sempre estar com os pés atrás.

    ResponderExcluir
  5. Salve tricolores!!!

    Ruy, não é sobre as camisas do Bahia não, mas é uma curiosidade minha.

    Você sabe porque que o Santos ainda vem utilizando o uniforme fabricado pela antiga fornecedora (UMBRO)? Já que o uniforme do clube santista foi apresentado na mesma festa de lançamento das camisas do Bahia, Internacional e Coritiba e da Seleção Brasileira?

    É no mínimo estranho, não...???

    Grande abraço!!!

    Paulo Brazil!
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, apesar de a pergunta ter sido direcionado ao Ruy, vou dar um "pitaco" aqui... o que se veiculou é que houve um atraso na distribuição das camisas do Santos nas lojas, e o clube impôs que a camisa só fosse "estreiada" quando já tivesse também disponível para os torcedores, de forma a evitar uma explosão da pirataria. Parece que já resolveram essa questão, e agora estão esperando um jogo de maior apelo pra estreiá-lo (na Libertadores ou num classico nas finais do Paulistão, talvez). Ademais, a Umbro pertence à Nike, então no fim das contas dicou tudo "em casa" mesmo...

      Excluir
    2. Valeu pelos esclarecimentos, Arilde!!!!

      Grande abraço!!!

      Paulo Brazil.
      Amante do Esquadrão!!!!

      Excluir
  6. não svai dessa da umbro com a nike...explicado...

    Ruy meu filho e essas camisas com os nomes, conseguiu alguma?

    na 4a passada nem rolou a homenagem q disseram né??

    velho, o 3o padrão do ano passado é bonito viu, só percebi depois q comprei, pensei até num modelo pra o padrão 1 inspirada nela...

    ResponderExcluir