TRANSLATION

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

2001 / 2002: A PENALTY E A ÚLTIMA BOA FASE DO BAHIA

Após a boa campanha na Copa João Havelange do ano anterior, chegamos ao ano 2001, o primeiro deste novo milênio.

No que diz respeito às camisas, a Penalty continuou tradicional na camisa branca, porém voltou a inovar no segundo uniforme. Vamos a cada um deles:

Na camisa branca, a empresa manteve praticamente o mesmo lay-out do ano anterior. O tecido agora era diferente, melhor, aparentando uns “tijolinhos” e chamado de Fibertech (nome que inclusive mereceu uma etiqueta na costura lateral das camisas); nas laterais, a camisa ficava mais arejada por causa de um tecido furadinho, como se fosse um “mesh”, e a novidade ficava por conta do logotipo reestilizado da Penalty, agora mais fino e com nova grafia, e a nova fonte dos números às costas, conforme é possível perceber em fotos abaixo. No primeiro semestre (campeonato baiano e Nordestão) a camisa ainda mantinha a gola polo, porém para o Brasileirão a gola passava a ser careca e em “V”, permanecendo o resto da camisa inalterado.

Já no segundo uniforme, tradicionalmente tricolor, continuou a ser predominantemente azul (aliás, mais azul que no ano anterior). Nesse período, o time usou num primeiro momento uma camisa azul escura com 3 faixas vermelhas que desciam dos ombros e “se desmanchavam” na altura do tórax (segunda foto acima); no decorrer do ano, o azul da camisa ficava mais claro e a faixa central no tórax passava a ser branca, sendo ladeada por duas vermelhas tal como na versão anterior (terceira foto acima).

Em todas as camisas citadas o time usou um distintivo nas mangas, alusivo aos 70 anos do clube, comemorados em 1° de janeiro de 2001.

Em 2002 a Penalty não apresentou novidades nos uniformes, permanecendo as camisas com as quais o time terminou a temporada 2001.

Nos dois anos, a FIAT continuava a manter sua parceria com o tricolor, sempre estampando seus lançamentos do mercado automotivo nas camisas (Fiat Stilo, Novo Marea, Fiat Doblò, etc). Já nas mangas, a profusão de diferentes patrocínios "poluía" o visual da camisa: tivemos Directv e Coca-Cola (Nordestão 2001), TIM (Nordestão 2002), Sócio Torcedor (Brasileirão), TAM, dentre outros.

Estas camisas vestiram o Bahia em sua última boa fase: campeão baiano e do Nordeste em 2001, e boa campanha no Brasileirão daquele ano, classificando-se para as oitavas de final e sendo eliminado (de forma injusta, diga-se de passagem) pelo São Caetano, que viria a disputar a final contra ao Atlético-PR. Em 2002, o time manteve a boa fase no primeiro semestre, sendo bi-campeão do campeonato do Nordeste; porém, no Brasileiro, começava a descida desgovernada do time, que escapou do rebaixamento apenas na última rodada, goleando a Portuguesa em Mogi-Mirim-SP e que culminou com a situação vexatória em que nos encontramos hoje.


Nas fotos acima pode-se perceber a "evolução" nos logotipos da Penalty e nas fontes da numeração entre 2000 e 2001: no logotipo, que era azul em 2000, ficou vermelho em 2001; já na numeração foi o contrário, vermelho em 2000 e azul em 2001

Distintivo alusivo aos 70 anos do clube, usado na manga esquerda das camisas

Time campeão do Campeonato do Nordeste dentro de Canabrava em 2002

Nonato, o último grande artilheiro tricolor

Camisa azul de 2001

Robgol e Preto, usando o segundo uniforme de 2002

2 comentários:

  1. Arilde e Ruy

    Admiro muito o trabalho do Blog CAMISA DO BAHIA e gostaria que me enviassem o e-mail de voces.

    Meu e-mail é: euclidesalmeida@semprebahia.com

    Aguardo retorno!

    Euclides Almeida
    Conteúdo e Assessoria de Imprensa
    www.semprebahia.com

    ResponderExcluir
  2. roubaro o bahia domigo la no pidoaço

    ResponderExcluir